sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A ESCOLA NÃO ESTÁ SÓ

MARCELO TAVARES
o autor é Geógrafo, Pós-Graduado em Projetos Interdisciplinares e Práticas Pedagógicas e em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing de Vendas

Já está mais do que na hora do sistema educacional entender que parcerias facilitadoras da aprendizagem precisam ser firmadas no intuito de criar alternativas capazes de fomentar alterações sociais. Permitir o acesso ao esporte e a cultura, bem como, direcionar para atitudes de prevenção ao meio ambiente, são apenas algumas conquistas efetivas no cotidiano de cada cidadão atendido por interesses comuns. Anteriormente, a APP – Associação de Pais e Professores era uma das poucas, quando não a única, parceira da escola e, em muitos casos, organizava festas, trocava lâmpadas e consertava canos o que era suficiente para época. Nas organizações escolares atuais, movimentam-se outras realidades e, em busca de amparos competentes, nos deparamos com iniciativas capazes de transformar ameaças em oportunidades. Em Garuva, o Projeto de Educação Socioambiental Ser Cidadão, a Unidade Móvel de Informática e o Projeto MusicArt Cidadania são exemplos disso. Promover a inclusão digital, o estudo dos temas transversais e compreender a música como arte, são apenas algumas funções dessas iniciativas que colocam o município na situação de referência em se tratando de projetos socioeducativos bem sucedidos. Além de incrementar aulas, tais iniciativas são capazes de facilitar a aprendizagem, elevando o índice de aprovação e promovendo a tão difícil permanência do aluno na escola. A preocupação em oferecer uma educação em rede e de excelência, precisa existir não somente por quem a exerce diretamente, como professores e diretores, mas também, por empresários, políticos e comunidade em geral. Essa coletividade possibilita as melhorias ocorrerem de fato, saindo da teoria desprovida da prática e caminhando rumo as conquistas capazes de melhorar a qualidade de vida de toda uma nação. Portanto, convido a todos para contribuir com a educação, incrementando espaços e favorecendo o resgate da cidadania. Vamos fazer além de somente criticar e aguardar que os outros façam o que na verdade, é responsabilidade de todos.

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