a: abril 2011

domingo, 17 de abril de 2011

APESAR DO ESFORÇO NADA MUDOU,PROFESSORES VENCERAM NOVAMENTE


Neste último sábado as 10h00min, no campo de Society em frente ao Carmem Seara, aconteceu a tão reivindicada pelas oitavas séries do Vicente Vieira ,a partida de revanche contra o time dos professores.

A revanche foi solicitada em virtude das condições em que estava o campo na última partida. Segundo o aluno Fernandes da 8ª Série 02, este foi um dos principais fatores que prejudicaram sua equipe. Por causa disto um novo jogo foi marcado em outro local.

O time que iniciou a partida, tinha algumas novidades tanto no time dos professores com a escalação do prof. Hique, quanto no time dos alunos que trouxeram dois novos reforços de outra escola. Com a bola rolando a história foi ganhando o mesmo desenho, ou seja, o jogo iniciou equilibradíssimo e assim permaneceu durante quase todo o primeiro tempo.


Os atletas Jackson, chamado de "Quinho", foi o grande destaque do time dos alunos, no entanto não podemos deixar de citar a boa participação do goleiro Adriano, também aluno da 8ª série 02. Graças ao seu desempenho o placar não foi tão elástico quanto o da primeira partida.


No time dos professores o destaque ficou por conta dos professores Mauricio e Helóy, que foram os artilheiros da tarde. Porém o gol mais bonito e até mesmo cinematográfico, alá "Cristiano Ronaldo", foi de outro atleta, que a modéstia impede-me de nomea-lo!


Apesar do esforço, o time das oitavas foi vencido pelo placar de 13 a 05, apesar da aparente goleada, podemos vislumbrar muitos progressos, principalmente na hora da foto, vencidos e vencedores se fundem, tornando-se apenas uma Equipe homogênea chamada "Amizade”


At.
Edevânio Francisconi Arceno

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"FAMILY TREE"

"EU, MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA"


A professora de Inglês da Escola Municipal Vicente Vieira, Jaqueline H. Matsumoto, trabalhou em um projeto interdisciplinar , dentro da temática escolhida para o 1º bimestre: "Eu, Minha Família e Minha Escola" denominado, "My Family Tree", com as 5ª Séries da Escola Vicente Vieira.

O projeto desafiou os alunos a reproduzirem sua árvore familiar. Além do trabalho de pesquisa atrás das informações acerca de seus familiares, também tiveram que traduzir tudo para a língua inglesa.


O resultado foi a confecção de um lindo trabalho que orgulhosamente a professora ostentava na sala dos professores. Parabéns professora Jaqueline e alunos das 5ª Séries do Vicente.

Att:
Edevânio Francisconi Arceno

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MATERIAL ALTERNATIVO MELHORA OPROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GARUVA

Atendendo os objetivos elencados no Plano de Curso Anual elaborado pela equipe pedagógica, diretores, especialistas e professores, a Rede Municipal de Ensino de Garuva busca oferecer trabalhos com materiais alternativos capazes de elevar a qualidade necessária ao processo de ensino aprendizagem dos seus estudantes. Exemplo disso está no Projeto “Alfabeto Móvel” desenvolvido pela Professora Verônica Jagielski Valiatti que leciona para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Martins Budal. Durante as aulas, a educadora utiliza instrumentos como o alfabeto móvel, o alfabeto fixado na parede e o crachá onde consta o nome da criança a fim de facilitar o processo de alfabetização. Com tais materiais, a alfabetizadora realiza jogos educativos, como por exemplo, bingo do nome, varal do alfabeto em letras grandes e coloridas para pendurarem em ordem alfabética e assim formarem palavras, confecção de listas, etc. Para Verônica “os trabalhos com materiais lúdicos formam uma base para o entendimento da confecção de palavras, bem como, introduzem o conteúdo de maneira diferente e prazerosa”. Além disso, as aulas transcorrem dentro de outro formato de trabalho, pois, além da disposição das carteiras e mesas as atividades fomentam a coletividade e buscam trabalhar a resolução de problemas, explorando a construção do conhecimento expresso em palavras, desenhos, filmes, vídeos, contação de histórias, etc. “Priorizo a valorização da opinião dos alunos e, através do material concreto, acredito nos resultados do trabalho desenvolvido com a turma, proporcionando assim uma aprendizagem real e concreta” finaliza a professora.

Fotos: Jucilene Furlan
Texto: Marcelo Tavares