quinta-feira, 7 de abril de 2011

MATERIAL ALTERNATIVO MELHORA OPROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GARUVA

Atendendo os objetivos elencados no Plano de Curso Anual elaborado pela equipe pedagógica, diretores, especialistas e professores, a Rede Municipal de Ensino de Garuva busca oferecer trabalhos com materiais alternativos capazes de elevar a qualidade necessária ao processo de ensino aprendizagem dos seus estudantes. Exemplo disso está no Projeto “Alfabeto Móvel” desenvolvido pela Professora Verônica Jagielski Valiatti que leciona para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Martins Budal. Durante as aulas, a educadora utiliza instrumentos como o alfabeto móvel, o alfabeto fixado na parede e o crachá onde consta o nome da criança a fim de facilitar o processo de alfabetização. Com tais materiais, a alfabetizadora realiza jogos educativos, como por exemplo, bingo do nome, varal do alfabeto em letras grandes e coloridas para pendurarem em ordem alfabética e assim formarem palavras, confecção de listas, etc. Para Verônica “os trabalhos com materiais lúdicos formam uma base para o entendimento da confecção de palavras, bem como, introduzem o conteúdo de maneira diferente e prazerosa”. Além disso, as aulas transcorrem dentro de outro formato de trabalho, pois, além da disposição das carteiras e mesas as atividades fomentam a coletividade e buscam trabalhar a resolução de problemas, explorando a construção do conhecimento expresso em palavras, desenhos, filmes, vídeos, contação de histórias, etc. “Priorizo a valorização da opinião dos alunos e, através do material concreto, acredito nos resultados do trabalho desenvolvido com a turma, proporcionando assim uma aprendizagem real e concreta” finaliza a professora.

Fotos: Jucilene Furlan
Texto: Marcelo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário