a: junho 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARUVA

REALIZAM FESTAS JUNINAS

As tradicionais festas juninas das Escolas que integram a Rede Municipal de Ensino de Garuva já possuem calendário definido. Ao todo, oito instituições estarão oferecendo atividades alusivas à São João que também é padroeiro do Município.

INSTITUIÇÃO

DATA

INÍCIO

Escola Municipal Içá Mirim – bairro Minas Velha

18/06 – sábado

14h

Escola Municipal Maria Martins Budal – localidade Vila Trevo

30/06 – 5ª feira

às 9h e às 15h

Escola Municipal Duque de Caxias – bairro Baraharas

02/07 – sábado

14h

Creche Municipal João de Deus – bairro Centro

10/07 – domingo

14h30min

Pré Escolar Dente de Leite – bairro Centro

15/07 – 6ª feira

às 9h e às 15h

Escola Municipal Ernesto Hattenhauer – bairro Três Barras

16/07 – sábado

14h

Escola Municipal Guilherme Benkendorf – localidade Rio da Onça

13/08 – sábado

14h30min

Escola Municipal Vicente Vieira – bairro Giórgia Paula

10/09 – sábado

15h

Durante a programação, alunos, professores e funcionários prepararam danças, pinhão, pipoca, paçoca, música, apresentações de quadrilhas, casamento caipira e muita diversão. Para Paulo dos Santos que é diretor das Escolas Municipais Içá Mirim e Duque de Caxias “as festas juninas possuem o compromisso de integrar pessoas em torno da historicidade existente na data e isso é rico em detalhes e aprendizados – o que é de extrema importância”. A Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação deseja sucesso absoluto a todas Escolas.

Foto e texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

QUADRA POLIESPORTIVA E NOVA CRECHE

SERÃO CONSTRUÍDAS EM GARUVA

oi em clima de festa e sensação de dever cumprido que a Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação obteve na tarde de 08 de Junho/2011 a notícia da aprovação dos projetos que irão viabilizar a construção de duas sonhadas obras: mais uma creche com capacidade para 120 crianças e a tão aguardada quadra poliesportiva da Escola Municipal Vicente Vieira. Os projetos foram elaborados pelo Setor de Engenharia juntamente com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura e as obras serão pagas com recursos oriundos do Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e entregues à população ainda no ano de 2012. A Creche será construída no Jardim Esperança que fica ao final da Rua Carijós no bairro Giórgia Paula e terá 1.120m2. Já a quadra poliesportiva da Escola Vicente Vieira terá 862m2 e será capaz de atender as necessidades esportivas, de lazer e sociais da referida organização escolar e comunidade em geral. Márcia Corrêa que é Secretária Municipal de Educação ressalta que “quando vimos no site do FNDE a aprovação dos projetos de mais uma creche e uma quadra poliesportiva nos emocionamos muito, pois, além de percebermos tais conquistas como sendo ampliações de benefícios à população – o que é nosso compromisso maior, a notícia reafirmou a certeza de que estamos trabalhando com dedicação, legalidade e articulados ao crescimento visível de nosso município. Estamos satisfeitos com mais essas grandiosas obras que passarão a integrar a bela história de Garuva”. Entre os espaços, a nova Creche disponibilizará playground, anfiteatro, oito salas de aula, uma sala de multiuso e uma de informática, refeitório, banheiros, ambientes administrativos, sala de professores e pátio coberto e sem cobertura. Atualmente o Município conta com duas Creches – uma localizada no centro que foi inaugurada em Maio/2010 e outra no bairro Giórgia Paula – atendendo juntas 230 crianças, porém, a demanda permite a construção de uma nova estrutura para a ampliação desse serviço no Universo da Educação Infantil Municipal. Os investimentos serão de R$ 1.330.000,00 (hum milhão e trezentos e trinta mil reais) destinados à Creche e R$ 490.000,00 (quatrocentos e noventa mil reais) para a construção da quadra poliesportiva – um anseio antigo da comunidade. O Prefeito João Romão diz que “reiterando a Secretária Márcia, o crescimento que nossa cidade recebe diariamente é notável o que exige do poder público, planejamento e atenção no tocante a oferta de estruturas que permitam uma qualidade de vida em plena ascensão. E é assim que trabalhamos, ou seja, ramificando condições que irão facilitar o dia a dia do povo garuvense.” A Prefeitura de Garuva através da sua Secretaria Municipal de Educação compartilha dessa alegria com toda sua população.

Foto e texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

domingo, 5 de junho de 2011

POR UMA NAÇÃO MELHOR

VANESSA NAGEL
Vereadora

Certo dia, recebi um convite que logo se tornou um presentão: visitar uma simpática ex-parteira atualmente com bem mais que meio século de vida. Em meio a nossa animada conversa, tive a sensação de que as mais desejáveis formações acadêmicas, pouco ou nada, conseguiriam lapidar um ser humano tão sábio, cheio de bondade e repleto de histórias verdadeiramente capazes de confirmar a existência real da dedicação ao próximo – raro nos dias e ambientes de hoje. Percebi estar em frente a uma senhora de modestos hábitos, porém, zelosa consigo, com sua casa, sua família e seus animais. Amparadas pelas mãos da simpática mulher, chegaram ao mundo setenta e seis crianças. Todas trazidas com muito amor e respeito ao ser humano – ainda fez questão de dizer que tais sentimentos sempre foram espontâneos em seu coração, ou seja, uma conferência gratuita de como devemos viver em sociedade. Sua coragem e concentração conduziam seus sentimentos e atitudes para que fossem os mais corretos possíveis. Sim, porque telefone ela não tinha, internet nem se cogitava, carros eram poucos, helicóptero águia sem comentários e pré-natal um objeto de luxo, ou seja, o que lhe restava era contar com a sorte, concentração e fé em Deus – o que ela garantiu ter de sobra. E não é que sempre deu certo? Nos quase oitenta partos realizados, ela não conviveu com a morte e nem presenciou qualquer tipo de complicação tanto nos rebentos quanto nas mães – incrível, não? Isso sim que é serviço bem feito. Tudo pela devoção à vida e pelo prazer em fazer o bem – atitudes que atualmente, acredito terem se tornado propósitos de poucos. Hoje estarmos por aí, cercados de tecnologias com potentes configurações, convivendo com pessoas capazes de produções incríveis e nos deparando com interesses de amplitudes inacreditáveis, porém, vivemos enfraquecidos no quesito relacionamento. Facilmente nos deparamos com relações conflitantes arrastando-se, por exemplo, sem o perdão, com diálogo zero e sem qualquer atitude capaz de uma aproximação. Como ousamos então em afirmar que os tempos modernos favorecem a vida se não conseguimos sequer nos organizar em harmonia com seres, aparentemente, iguais a nós? Discordar de intenções, de posturas e de ações é garantia de ofensa, articulações negativas, boicote geral? Como assim? Por quê? Acredito que a inteligência não esteja representada unicamente na capacidade de redigirmos minguados relatórios ou, quem sabe, fazermos textos embasbacados tentando atacar desafetos pessoais e/ou políticos – nada criativo isso. Talvez aquela sabedoria verdadeira responsável em manter sentimentos e reconquistar pessoas, esteja na simplicidade das intenções capazes de sustentar relações pautadas no sonho de um mundo melhor para todos. Pensem nisso.