
BOM ATENDIMENTO É DEVER DE TODOS
MARCELO TAVARES
Geógrafo
Muitas vezes camufladas em ambientes repletos de atividades que necessitam de efetiva realização, algumas figuras insistem em permanecer avessas ao bom andamento dos trabalhos e, por isso, sobrevivem escoradas em posturas patéticas “imaginando” que justificam suas incompetências e/ou inconformismos através das mais esdrúxulas desculpas como, por exemplo, doenças inexistentes, desgastes emocionais, etc. Em se tratando de atendimento ao público, passar ao cliente – interno ou externo – uma imagem de credibilidade, de harmonia e de respeito não é tarefa fácil, porém, torna-se exorbitantemente mais árdua quando se trabalha em formato de boicote, com grosseria e mau humor. É indispensável que todas as pessoas, sem exceção, sejam (muito) bem atendidas desde o momento em que chegam até o instante em que saem. Sendo assim, a figura humana que se sujeita a atender pessoas, precisa ter polidez, ser discreta, bem educada e adepta a expressões como “muito obrigada, por gentileza, desculpe-me, bom dia, boa tarde, boa noite, eu vou lhe ajudar, com licença, estou à disposição, volte sempre” entre outras. Para que seu atendimento se destaque dos demais, faça algo extra e, em hipótese alguma, crie empecilhos tornando a relação com seu cliente conflitante e difícil. Seja pessoalmente, por telefone ou pela internet o cliente é quem determina o sucesso ou o fracasso de sua organização, por isso, tão importante figura precisa perceber que você está verdadeiramente interessada em bem atendê-lo. Acredito que um exímio atendimento é, acima de tudo, demonstrar respeito às diferenças, administrar anseios, conter empolgações, reorganizar estratégias, incentivar pessoas e valorizar talentos. O dia perfeito será aquele em que o cliente sair encantado pelo atendimento recebido, mas para isso, satisfazê-lo é o mínimo que deverá ser feito. Precisamos ir além, extrapolando as expectativas do cliente seja ele externo ou, até mesmo, seu colega de trabalho que ocupa a mesa bem ao lado da sua. Na verdade, será preciso deslumbrá-lo. De pouco adianta aquelas capacidades – comuns – em elaborar sensacionais relatórios, organizar impecáveis arquivos e alimentar sistemas interativos se, ao relacionar-se com os demais, suas atitudes retratam um humano sem obediência hierárquica alguma, aprisionado pela necessidade de se mostrar melhor que os demais e, por fim, claramente instável, isolado e distante. O consultor e escritor James A. Autry disse que: “O trabalho pode ser uma oportunidade para o crescimento pessoal, espiritual e financeiro. Se não for, então é uma grande perda de tempo”. Por isso, cresça você também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário